quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Pitágoras escrevia...

«Não deixes que o sono caia sobre os teus olhos cansados antes de teres pensado em todos os teus actos do dia: em que falhei? O que fiz? Que dever não cumpri? Começa daqui e avança, e finalmente reprova o mal que fizeste e saboreia o bem realizado». « O sono será mais tranquilo, profundo e sereno, depois de o espírito ter sido louvado ou repreendido».
A educação moral começa na tomada de consciência do fim para que devemos orientar a nossa vida e continua com o controlo do percurso que conduz á sua consecução.
É um esforço contínuo e fatigante, mas compensa. A alegria dada pela felicidade ao próximo dever, pelo respeito pelos outros, pelo amor ao próximo, é muito diferente da satisfação do prazer; tem maior qualidade e nao é efémera.
Tornando-nos melhores, contribuimos para melhorar a sociedade. A verdadeira reforma é a que melhora a consciências: nós é que nos reformamos a nós mesmos.

1 comentário:

  1. se eu tivesse de ecvrever um livro de moral, teria 100 paginas, sendo 99 em branco. na ultima pagina escreveria: só conheco um dever-o de amar

    ResponderEliminar